Polícia Marítima apoia veleiro encalhado em Vila do Conde

0
1511

Na tarde de domingo, o Comando Local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde tomou conhecimento que um veleiro tinha encalhado junto da boia de marcação do canal de navegação, à entrada do porto de Vila do Conde, informa a AMN em comunicado.

Sob coordenação do Capitão do Porto, foram empenhadas duas embarcações, da Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas, enquanto que elementos da PM acorreram ao local.

O veleiro de bandeira belga encalhou à entrada do porto porque, segundo o seu timoneiro, ao tentar evitar um banco de areia, na margem sul do canal, foi surpreendido, a norte por um afloramento rochoso com batimétrica inferior ao calado da sua embarcação.

“A bordo estavam cinco tripulantes que foram resgatados pela embarcação da Polícia Marítima. Não há a registar qualquer ferido”, avança a AMN, que mais refere:

“Atendendo a que o encalhe ocorreu na fase vazante da maré foi necessário aguardar pela subida das águas para que estivessem reunidas as condições necessárias para a sua remoção em segurança. Pelas 23h15m o veleiro foi retirado do local, com apoio da embarcação do ISN”.

Daí, “seguiu-se o trânsito para o cais de recreio de Vila do Conde, por meios próprios e com acompanhamento do ISN, onde a embarcação será sujeita a uma vistoria técnica no sentido de avaliar o eventual impacto deste acidente nas condições de segurança e navegabilidade”, concluem.