Ponte sobre rio Este “em estado de enorme perigo”

0
3287

Constantino Silva, vereador do PSD e candidato da coligação ‘Mais Vila do Conde’ (PSD/CDS), interpelou ontem o executivo socialista em reunião da Câmara Municipal, sobre o conhecimento do estado em que se encontra a ponte românica sobre o rio Este em Touguinhó.

Constantino Silva, que há dias esteve nas freguesias de Touguinha e Touguinhó com a equipa de candidatos à Assembleia de Freguesia, visitou a ponte românica sobre o Rio Este, que nesta altura do ano tem um caudal muito reduzido. Na visita, que o deixou “profundamente preocupado”, disse: “Pude constar que os pilares da ponte românica estão assentes em traves de madeira que, com o passar do tempo e, certamente por não estarem submersas, devido à falta de água, estão completamente corroídas e sem a menor segurança”. E completou: “Sucede que, devido à permanente falta de planeamento de que esta Câmara é useira e vezeira, a ponte sobre o Este em Rio Mau/Junqueira foi fechada ao trânsito, o que obriga muitos automobilistas e, nesta altura do ano, agricultores, a ter de usar esta ponte em Touguinhó, a qual está neste estado de enorme perigo”.

Constantino Silva lembrou o caso da ponte românica em Macieira da Maia, que há poucos anos atrás ruiu duas vezes em pouco tempo: “Felizmente era uma ponte com muito menos trânsito do que esta e nada de grave aconteceu. Mas olhem que na Ponte de Touguinhó, na qual circulam centenas de veículos diariamente, as consequências de uma eventual derrocada podem ser muito graves”, avisou.