Alcançar a meta de 85% da população portuguesa completamente vacinada contra a Covid-19 está a revelar-se difícil. Desde a semana passada, a percentagem só subiu um ponto – são agora 8 663 808 os portugueses com a vacinação completa, ou 84%. Com pelo menos uma dose da vacina, está 86% da população – 8 930 596 pessoas.
São os dados avançados pelo novo relatório de vacinação em Portugal, divulgado nesta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde.
Na manhã de hoje, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task-force para a vacinação, já tinha afirmado que “há 80 mil pessoas que recuperaram e não conseguimos trazer ao processo de vacinação, apesar dos apelos. Agora vamos começar a telefonar, pessoa a pessoa. É isso que faz com que não consigamos atingir os 85%”.
Na altura, Gouveio e Melo avançou também que a task force vai ser extinta, passando agora a organização a ser feita por uma equipa de militares mais pequena. “Acho que entrego a minha missão, está terminada e agora fica o núcleo a fazer a transição”, referiu.
Norte continua a região mais vacinada
Segundo o boletim, a região Norte continua a ser a zona do país com maior cobertura vacinal. Na região, a meta dos 85% completamente vacinados já tinha sido atingida na semana passada e, neste momento, está nos 86%. Por outro lado, já 89% da população do Norte tem pelo menos uma dose da vacina. A Norte é também a região que mais vacinou na passada semana – foram mais 47 553 doses administradas.
De resto, quanto à distribuição da vacinação por faixas etárias, toda a população acima dos 65 anos está completamente vacinada. No grupo etário dos 50-64 anos, 99% tem pelo menos uma dose e 98% tem a vacinação completa e, no grupo anterior, dos 25-49 anos, 94% tem pelo menos uma dose e 91% tem a vacinação completa.
Entre os 18 e os 24 anos, 90% da população tem pelo menos uma dose da vacina, e 84% está completamente vacinado. Nos jovens entre os 12 e os 17 anos, 87% tem pelo menos uma dose e 79% está completamente vacinado.