Póvoa com elevada taxa de reciclagem por cada habitante

0
1678

Dos oito municípios que integram a LIPOR, a Póvoa de Varzim destacou-se em agosto por ter atingido o maior número de quilos de resíduos recicláveis recolhidos por habitante, no que se refere aos três fluxos principais (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro), segundo comunicado da autarquia esta terça-feira.

Nesse mês, cada poveiro encaminhou para reciclagem, em média, 7,24 kg de resíduos.

A Póvoa de Varzim apresenta, em valor acumulado até essa data, o segundo melhor desempenho no que se refere às retomas de recolha seletiva.

Apesar dos tempos de pandemia, que obrigaram a um reajuste das atividades económicas, “os quantitativos de resíduos recolhidos separativamente aumentaram em todos os fluxos, com exceção do vidro e dos resíduos alimentares, em decorrência de uma diminuição natural da atividade dos estabelecimentos de restauração e bebidas”, complementa a Câmara.

Para estes bons resultados contribui “o alargamento do projeto de recolha seletiva porta-a-porta no setor residencial e no setor não residencial, a recolha seletiva de resíduos em todos os apoios de praia durante a época balnear e, também, uma maior participação de toda a comunidade na utilização das infraestruturas ambientais disponíveis”.

Além de Póvoa, integram a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – os municípios de Vila do Conde, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo.