“Póvoa de Varzim 50 anos: de Vila a Cidade, da Ditadura à Liberdade” em exposição no Museu Municipal

0
2007
Foto: CMPV

A revolução de 25 de Abril de 1974 faz, este ano, 50 anos e a Póvoa de Varzim está a comemorar o 50ª aniversário de elevação a Cidade, celebrações iniciadas a 16 de junho do ano passado.

Para assinalar e celebrar este meio século das duas datas, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou uma série de iniciativas, entre elas, a exposição “Póvoa de Varzim – 50 Anos: de Vila a Cidade, da Ditadura à Liberdade”, que pode ser visitada, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

A mostra está aberta ao público desde 26 de março, dia em que foi inaugurada pelo vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. A mostra vai estar patente até 30 de setembro do presente ano.

Para Luís Diamantino “aprendermos com a história”, porque “a liberdade não deve ser nunca encarada como totalmente garantida, mas sim como um direito que temos que nos esforçar por continuar a fazer garantir para nós e para os outros” e acrescentou o facto de o Museu Municipal ter conseguido recriar a casa portuguesa pré-25 de Abril e, assim, contar a história real do antes e depois da Revolução dos Cravos na Póvoa de Varzim.

A “Póvoa de Varzim – 50 anos: de Vila a Cidade, da Ditadura à Liberdade” pode ser visitada, durante o horário de funcionamento do Museu Municipal: de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

O Município da Póvoa de Varzim tem em vista uma programação com várias exposições culturais, cinema, concertos e lançamentos de livros, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril e da Cidade da Póvoa, até ao mês de maio.