“A Póvoa de Varzim ao dia de quinta-feira só tem 12 infetados com o coronavírus e estão todos confinados”, revelou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, durante a Assembleia Municipal que teve lugar na noite de quinta-feira na sala principal do Cine-Teatro Garrett, espaço escolhido para a reunião, para que todos mantivessem o distanciamento social.
O autarca entendeu divulgar estes dados porque “todos os dias a Direção Geral de Saúde (DSG) anuncia sempre os números acumulados e não faz as descargas dos recuperados e dos que vão falecendo”, que acrescentou “dado que tive acesso a esta informação, acho que é minha obrigação divulga-la até porque isto é um sinal de grande tranquilidade que se pode dar aos poveiros ou a quem está a pensar em vir à Póvoa de Varzim”.
Aires Pereira disse, ainda, que a Câmara fez “um pedido à DGS para que nos seja facultado esta informação. Uma coisa é dizer que temos 157 infetados, outra é dizer que temos 12 ao dia de hoje (quinta-feira) e que estão confinados e que neste processo faleceram 9 pessoas, portanto aquele número de 157 vale pouco ou diria mesmo que não vale nada”.
O presidente eleito pelo PSD acentuou que “esta é a informação que se tem lutado e tentado obter e que a Direção Geral de Saúde teima em não divulgar”. “Entendi na assembleia dar este sinal, porque em junho é um mês de festas e atípico na nossa cidade e é fundamental que todos tenham confiança, porque é um numero que nos permite não deixar de cumprir as determinações daquilo que tem a ver com a nossa própria segurança, mas é um número completamente diferente do que estamos habituados e que é publicado todos os dias”.