Póvoa e V. Conde celebram as mulheres

483

8 de março: presidente do Sindicato dos Jornalistas na Filantrópica 
A próxima rubrica “Gente de cá”, organizada pela Cooperativa Cultural A Filantrópica, realizar-se-á no dia 8 de março, às 21h30. A convidada é Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, e a moderadora será Clementina Ferreira.

Sofia Branco, natural da Póvoa de Varzim, tem 39 e é jornalista há 15. Atualmente, trabalha na Agência Lusa, em Lisboa, na secção de Lusofonia e Mundo, onde cobre temas de direitos humanos e igualdade de género. Antes, trabalhou durante dez anos no jornal Público, durante os quais recebeu vários prémios por artigos publicados sobre igualdade de género, nomeadamente sobre mutilação genital feminina.

Até 15 de março: exposição “Aqui morreu uma mulher” no Diana Bar
No dia 1 de março, chegou ao Diana Bar uma exposição intitulada, “Aqui morreu uma mulher” que consiste em fotografias tiradas a locais onde se passou este crime e em conversas que os responsáveis tiveram com algumas vítimas. A exposição vai estar patente até ao dia 15 deste mês.
A exposição que está a percorrer o país trata-se de uma iniciativa conjunta da Visão, do Gabinete do Ministro Adjunto e da Câmara Municipal de Lisboa. A iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, reproduziu agora esta exposição para desafiar as comunidades locais em todo o país a conhecerem esta realidade que é urgente mudar. No dia 13 de março, também no Diana Bar, a Rede Social da Póvoa de Varzim, vai promover mais um Encontro em Rede, será o VII Encontro em Rede, sob a temática da Violência no Namoro.

9 e 16 de março: Movimento Lírio Azul celebra mês da mulher
Durante o mês de março (Mês Internacional da Mulher), o Movimento Lírio Azul, da Póvoa de Varzim, vai percorrer vários concelhos em ações alusivas à igualdade de género.
Na Póvoa, há no dia 9 um jantar dedicado à mulher e, a 16, uma palestra denominada «Estou Aqui». Trata-se da apresentação do projeto «Raios de Sol».

10 de março: chá do Dia da Mulher no Axis Vermar
No próximo sábado, 10 de março, o Lions promove o tradicional Chá do Dia da Mulher. O evento terá lugar no Hotel Axis Vermar, a partir das 15h e este ano vai reverter para a Fundação Nariz Vermelho.

Vila do Conde, 8 de março: festa dos 100 anos de Maria Martins
A utente do lar de S. Domingos, Maria Castro Martins, completa hoje 100 anos de vida.
Maria Martins vive no lar de idosos há vários anos. Esta quinta feira, as sobrinhas e restante família promovem uma pequena festa de aniversário na presença dos técnicos e dos residentes no lar.

Elisa Ferraz dedica poema às mulheres vila-condenses
“Celebrando-se hoje o Dia Internacional da Mulher, quero partilhar com todas as mulheres vilacondenses um poema de Valéria Milanês, em cujas palavras me revejo, e que pode ser apreciado como uma verdadeira declaração de princípios do que é ser MULHER!”, comunicou a presidente de Câmara:

“Mulher…
Que sejas sempre lembrada,
não apenas por um dia,
mas no dia a dia…
Que sejas festejada,
não por convenção,
mas pelo seu valor,
sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
com todo carinho,
e todo amor…
Hoje e sempre!”