Sábado, Maio 18, 2024

Primavera em Portugal: o que fazer e visitar

Primavera: as flores desabrocham, os dias tornam-se mais longos, os pássaros cantam mais alto. O mundo é mais brilhante e mais bonito, e a nossa vontade de estar ao ar livre aumenta.

Portugal é conhecido pelo seu bom tempo, e não há melhor altura para o desfrutar do que os meses de primavera, recomendamos procurar alojamento em Lisboa para começar o itinerário na capital. Veja as atividades de primavera que escolhemos para visitar.

Cerejeiras em flor, Resende

Durante os meses de março e abril, a cidade de Resende (na região do Douro) promove visitas guiadas às cerejeiras em flor espalhadas pela cidade. Nesta altura do ano, as encostas do rio Douro ficam cobertas por uma maravilhosa camada branca de cerejeiras em flor.

Mesmo que não haja uma visita guiada, pode deslocar-se a esta bela região e ver a paisagem por si próprio. Um cruzeiro no Douro é também uma ótima ideia.

Passadiços do Paiva, Arouca

Um percurso natural de 8 km, onde passará por águas bravas, cascatas, praias fluviais e até uma ponte suspensa (segura, claro). As belas paisagens repletas de plantas únicas e amálgamas de cristais de quartzo farão com que a viagem valha a pena.

Sintra

Um destino popular, mas nunca sobrevalorizado. A primavera é definitivamente a melhor altura para visitar Sintra, pois não está demasiado calor e há menos visitantes. Há muitas atrações aqui: O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira são as mais populares.

Se só tiver um dia, recomendamos-lhe que escolha apenas um: a Quinta da Regaleira é, sem dúvida, a mais bonita da primavera. É uma subida difícil, mas deve tentar visitar a zona completamente a pé – vale a pena. Depois da descida, pode fazer um Travesseiro de Sintra como mimo – a Piriquita é o melhor sítio para o fazer.

Vassoura florida, Serra do Açor

A Serra do Açor alberga algumas das mais pitorescas comunidades de xisto de Portugal, sendo Piódo a mais conhecida. Percorrerá as estradas sinuosas da serra, parando na Mata da Margaraça e na Fraga da Pena, antes de conhecer a aldeia do pesebre.

No final do percurso, chegará a um ponto onde poderá desfrutar de uma vista deslumbrante sobre o Piódo, que nesta altura do ano se tinge de amarelo com a giesta. Com a chegada da primavera, toda a paisagem bucólica da região ganha novos tons. Não se esqueça de visitar também Foz d’Égua.

Óbidos

Óbidos é uma vila medieval que parece saída de um conto de fadas. Durante a primavera, as ruas enchem-se de flores e o clima agradável convida a visitar a Lagoa de Óbidos, onde se pode dar um passeio de barco e passear rodeado pela natureza. Óbidos é também conhecida pelas suas iguarias de chocolate e licores doces, por isso não deixe de os provar enquanto lá estiver.

Funchal, Madeira

Uma mistura perfeita de natureza, cidade, aventura e descontração. O Funchal é a capital da Madeira e um destino turístico popular. Nunca está demasiado frio, nem demasiado calor, ideal para passear. Pode ficar um pouco cheio nesta altura do ano devido à Festa da Flor (27 de abril a 21 de maio), mas vale mesmo a pena, especialmente para os entusiastas da flora.

Já sabe os melhores destinos para visitar Portugal nesta primavera, aproveite para conhecer os lugares mais lindos do país.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário