Na região de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a primeira dose da vacina contra a covid-19 já foi administrada a cerca de 30 mil pessoas, o que representa cerca de 21% da população. Com inoculação completa já estão aproximadamente 11 mil utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) dos dois municípios. Os dados foram partilhados esta terça-feira, no centro de vacinação de Aver-o-Mar, pela diretora do ACES local:
“Estamos a caminhar num bom ritmo, esta semana estamos a vacinar cerca de 500 utentes em cada um dos centros, o que dá mil por dia nos dois concelhos”, explicou Judite Neves.
O processo decorre com “normalidade”, tendo vindo a aumentar de forma “gradual”, até para permitir a adaptação dos serviços e dos recursos. De resto, as autarquias têm apoiado nas questões da logística. “Os profissionais de saúde estão cansados mas satisfeitos, e os utentes também. É de louvar o empenho dos profissionais, tiveram um ano muito difícil”, destacou a especialista.
Judite Neves apelou ainda ao auto-agendamento das vacinas, uma vez que facilita o processo de convocatória. “Utilizem mas depois não faltem”, acrescentou, lembrando que os utentes podem marcar para o local que for mais conveniente. Por isso, será natural que, durante a época balnear, haja utentes de fora a vacinarem-se na Póvoa de Varzim e Vila do Conde. E o contrário também. “De acordo com as previsões, teremos 70% da população vacinada em julho ou agosto”, concluiu a responsável do ACeS.