A Distrital do PSD do Porto emitiu um comunicado na passada terça feira alertando para os riscos que a suspensão, feita pelo Governo, do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração pode causar, nomeadamente na Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Pode ler-se no comunicado que esta decisão do Governo mostra um “retrocesso civilizacional” pois este procedimento “permitia, através da recolha de amostras dos animais, proceder-se à despistagem atempada de inúmeras doenças capazes de provocar danos irreversíveis na saúde das pessoas, incluindo a morte”.
O comunicado afirma ainda que a suspensão do serviço “cria inúmeras dificuldades às explorações pecuárias que, deixadas à sua sorte, se veem obrigadas a proceder a incinerações e enterramentos por conta própria de animais eventualmente doentes, como único recurso disponível”. Isto pode levar a um foco de insalubridade pública, nomeadamente na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, onde existe um elevado número de produções de carne e leite, e pode ainda levar, segundo o comunicado, a “falências e desemprego”.