PSD/Vila do Conde “estranha” falta de comunicação face à tomada de posse de Sara Lobão como deputada

0
1718
Foto: PSD/Vila do Conde

Sara Lobão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, tomou posse na terça-feira (26) enquanto deputada da Assembleia da República pelo PS. Numa publicação nas redes sociais, o PSD/Vila do Conde felicitou a vilacondense pelo feito, mas estranhou que não tenha havido nenhuma comunicação de que tal iria acontecer.

Lembre-se que Sara Lobão era o 17º nome nas listas do PS pelo Porto, e que o partido acabou por eleger 13 deputados no distrito. Por essa razão, tudo apontava a que a autarca regressasse às funções de vice-presidente da Câmara. Ao assumir funções de deputada, não pode exercer tal cargo autárquico. Já existe uma página com o nome de Sara Lobão na aba ‘Deputados em funções’ do portal online do Parlamento.

Contudo, a entrada de Sara Lobão pode ser provisória, isto porque até à tomada de posse do novo governo, os ministros e secretários de Estado continuam em funções no executivo, estando impedidos de entrar para lugares no parlamento – e aí entram os substitutos. Se os quatro membros do anterior Governo que foram eleitos voltarem ao Parlamento, os substitutos saem para lhes dar lugar.

“O PSD/Vila do Conde felicita a vilacondense Sara Lobão pela sua tomada de posse como deputada à Assembleia da República, um feito que todos tomámos conhecimento através da emissão televisiva, de forma algo surpreendente”, escreveu a concelhia nas redes sociais.

E acrescentou: “num dia em que houve reunião da Câmara Municipal, é de estranhar que este acontecimento, envolvendo alguém que até à data da candidatura a deputada à Assembleia da República ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal, não tenha sido comunicado oficialmente pela Câmara, nem pelo seu presidente”, defendendo que “esta falta de comunicação aos Vilacondenses não tem qualquer justificação plausível”.

“O silêncio da Câmara Municipal sobre este assunto, além de deixar no ar uma série de interrogações sobre o clima das relações entre os membros do executivo municipal, levanta as importantes questões sobre quem assumirá a vice-presidência do Município, cargo que agora se encontra vago, e se Sara Lobão se manterá como vereadora do executivo”, aponta o PSD.

A publicação da concelhia continua com a exigência de uma “explicação clara e imediata” por parte de Vítor Costa e do executivo municipal sobre “quem irá suceder Sara Lobão na vice-presidência e sobre a sua disponibilidade para o executivo municipal perante a chamada ao parlamento”, ao afirmar que “os vilacondenses merecem transparência e respeito, valores que devem pautar a gestão pública, em respeito pela confiança que os eleitores depositaram na equipa que elegeram para governar o Município”.