Ao final da manhã deste domingo, os social-democratas da Póvoa de Varzim homenagearam Francisco Sá Carneiro com a colocação de uma coroa de flores junto à estátua localizada na Praça Luís de Camões.
O ato, que contou com Andrea Silva, presidente do PSD/Póvoa, de elementos da Comissão Politica local e vários militantes do partido, serviu para recordar o antigo presidente do PPD e primeiro-ministro, que foi vítima de acidente aéreo a 4 de dezembro de 1980, que ficou na história como o “Acidente de Camarate”.
Na altura, há 36 anos, Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa morreram num desastre de avião, momentos após a descolagem do aparelho do aeroporto de Lisboa, em direção ao Porto.
As circunstâncias em que se deu o desastre nunca foram totalmente esclarecidas. Várias Comissões de Inquérito parlamentar aproximaram-se da tese de atentado.
Para o PSD/Póvoa, este gesto foi “simbólico” e pretendeu também “homenagear todos os que já partiram e contribuíram para o crescimento e afirmação do nosso partido no panorama político nacional”.