A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Direção-Geral do Património Cultural assinaram dois acordos para a reabilitação das igrejas de Santa Clara e da Matriz.
A assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação envolveu a Direção Geral do Património Cultural, representada pelo diretor-geral, João Carlos dos Santos, a Direção Regional do Norte, através da diretora regional, Laura Castro e o Município de Vila do Conde, pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, na presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
Foi ainda assinado o protocolo de financiamento entre o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e o Município para as obras a realizar nas duas igrejas, ambas monumento nacional. O financiamento chega ao valor total de 1,9 milhões de euros, verba que será assegurada pelo PRR – Plano de Recuperçaão e Resiliência, no âmbito do investimento ‘RE-C04-i02 – Património Cultural’.
Na Igreja de Santa Clara será levada a efeito uma empreitada de restauro e recuperação da Igreja, sendo a Câmara Municipal a responsável pela obra a realizar. Será também criado um núcleo museológico na zona do coro alto. O valor do financiamento será de 1,65 milhões de euros. Na Igreja Matriz de Vila do Conde, a obra incidirá na reabilitação dos altares com um financiamento de 250 mil euros.
As obras deverão arrancar no terreno no início do verão do próximo ano.