A 19ª edição da Queima do Judas, de Vila do Conde, realiza-se no dia 30 de março, às 22h30. O tema principal, deste ano é o bacalhau, e todo o espetáculo vai andar à volta deste tema.
A escolha deste tema prende-se com o facto da cidade ter uma forte ligação aos bacalhoeiros e à seca do bacalhau.
A pesar do bacalhau ser o tema central, a Queima do Judas, deste ano, vai homenagear o ilustre escritor que viveu em Vila do Conde, Abílio Manuel Guerra Junqueiro.
As atividades paralelas programadas já arrancaram, e a próxima tem data marcada para o dia 2 de março, com a passagem do filme conversa “bacalhau com todos”, às 17h, na Escola Básica das Caxinas. Nesta atividade, em parceria com a Bind’ó Peixe Associação Cultural, será apresentado um documentário sobre a pesca do bacalhau e posteriormente será desenvolvida uma conversa com um pescador e uma mulher que trabalhou na seca do bacalhau. Este evento é de entrada livre.
A organização da Queima do Judas está ao encargo da Associação Cultural Nuvem de Voadora, que tem um programa de itinerância consistente levando as suas criações a vários lugares em Portugal e outros países.