Recolher obrigatório mantém-se no fim de semana a partir das 13h e em todo o país

Com o recolher obrigatório no primeiro dia do ano a partir das 13h, para amanhã e domingo, 2 e 3 de janeiro a obrigatoriedade de ficar em casa continua e começa também às 13h. A medida que faz parte de várias restrições no combate à covid-19, aplica-se a todo o território continental e não apenas aos concelhos de risco muito elevado e extremo.

Assim é proibido circular na via pública depois da uma tarde. Os estabelecimentos são também obrigados a encerrar entre as 13h00 e as 8h00, com as seguintes exceções: Farmácias; Funerárias; Consultórios médicos; Centros de atendimento veterinário com urgências; Padarias; Bombas de gasolina (excluindo serviços de cafetaria e restauração); Aluguer de veículos (rent-a-cargo e rent-a-car);Hotéis e alojamentos; Estabelecimentos em aeroportos (situados após o controlo de segurança dos passageiros).

Além destes, também os estabelecimentos de retalho alimentar, de produtos naturais ou dietéticos e de saúde ou higiene, podem ficar abertos após as 13 horas, desde que tenham porta direta para a rua e uma área inferior a 200 metros quadrados. A restauração, por sua vez, pode funcionar a partir das 13 horas mas apenas para entregas ao domicílio.