Rumo à “retoma parcial” do desporto, a autarquia de Vila do Conde reuniu com os clubes desportivos do concelho para dar a conhecer as regras de utilização das instalações desportivas municipais, tendo em conta as orientações da DGS.
As diversas modalidades são classificadas de acordo com o potencial risco de contágio, como baixo, médio e elevado, o que determina a possibilidade e as condições de acesso à prática desportiva. “O regresso aos treinos em pleno será permitido a todos os escalões de competição nas modalidades consideradas de baixo risco”, cita a edilidade.
Nas modalidades de risco médio e alto, será permitido o regresso ao treino ao escalão sénior. Relativamente aos escalões de formação é exigível uma avaliação prévia dos espaços, sendo apenas permitido o regresso a atividade física com um distanciamento mínimo de 3 metros entre atletas.
“No que concerne à utilização de balneários de uma forma geral, não é permitida a sua utilização”.
No caso das Piscinas Municipais serão utilizadas apenas pelo único clube com a prática da modalidade, estando prevista a reabertura para a Escola de Natação a partir de 1 de outubro.
No que diz respeito ao Campeonato de Futebol Amador, “a atividade será retomada apenas pelos atletas do escalão sénior”.
A atividade física por grupos informais (Futsal/futebol 7) só será permitida a maiores de idade, havendo necessidade de que cada um desses grupos, com uma antecedência mínima de 48h marcar o espaço e apresentar à Câmara Municipal toda a documentação legalmente exigível.