Rotary da Póvoa reflete sobre diferenças na sociedade no Dia da Mulher

0
1004

As diferenças que ainda afastam a mulher do homem ao nível salarial, do poder económico, das tarefas diárias de casa, das oportunidades na carreira política, foram algumas das situações abordadas no debate promovido pelo Rotary Club da Póvoa no Dia Internacional da Mulher.

Na sessão realizada na noite de quarta-feira, as opiniões do tema foram explanadas por Maria Manuel Azevedo, Professora da Universidade do Porto, Isabel Ponce Leão, da Professora da Universidade Fernando Pessoa, Carla Barros, presidente dos TSD/Porto, e Maria José Regufe, presidente do Rotary da Póvoa. O debate foi moderado por Afonso Pinhão Ferreira, que colocou perguntas que suscitaram algumas divergências de opiniões.

Desde a celebração do Dia da Mulher, o que para Ponce Leão “não deveria ser celebrado”, ao contrário das restantes intervenientes, como também na questão da paridade, que suscitou apreciações opostas entre as convidadas, a efeméride foi abordada pelo ponto de vista do que ainda “há muito trabalho para fazer” para se atingir a igualdade entre homem e mulher.

Foi uma noite de reflexão n’ A Filantrópica, com caminhos que devem ser orientados para a aproximação entre géneros, e onde foi salientada “a muita dificuldade de as mulheres chegarem a cargos de chefia na política”, sendo destacado “que se alguma abertura houve se deveu à lei da paridade”.