Dia da Mulher: O caminho ainda a percorrer analisado na tertúlia do Póvoa Andebol

0
2586

A efeméride do Dia Internacional da Mulher foi assinalada pelo Póvoa Andebol Clube com uma tertúlia que reuniu seis mulheres e dois homens. Opiniões convergentes, como também opostas foram partilhadas com uma plateia, maioritariamente constituída por mulheres, que lotou o espaço do Centro Empresas.

Moderado por Oliveira Pereira, presidente do clube, e com o contributo sobre o tema por Coelho dos Santos, comandante da Escola dos Serviços, as convidadas Andrea Silva, vereadora da Câmara, Rafaela Miranda, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Joana Brito, treinadora do Póvoa Andebol, Carla Carvalho, da empresa Ecosteel, Patrícia Meira, empresa CCR, e Maria da Paz, médica, apontaram que apesar da aproximação ao longo dos últimos anos, continuam a existirem diferenças de oportunidades na sociedade entre a mulher e o homem.

Ouviram-se testemunhos de cada uma das convidadas, das suas experiências ao nível laboral e da relação interpessoal com colegas e com os decisores, como também a escala de oportunidades existentes, neste caso ainda muito distantes.

O nível salarial, a violência doméstica, o tema da sexualidade, as chefias de cargos públicos, as quotas, entre outros, ainda são factos que segundo responsáveis mundiais vai demorar mais de 100 anos a estarem numa questão de igualdade.

Aliás, na sessão foi defendida a opinião, que a designação da data deveria ser substituída para o Dia da Igualdade, com vista a acelerar processos de desigualdade ainda evidentes na sociedade.