O ciclista natural de Aguçadoura sofreu escoriações no tornozelo direito e nádegas depois de ter sido apanhado numa das duas quedas coletivas na primeira etapa da Volta a França, realizada no sábado. Mais três dos seus colegas de equipa também caíram. Este domingo, antes da partida da 2ª etapa será avaliada a condição física do poveiro e dos restantes ciclistas da UAE Emirates.
Rui Costa terminou a primeira etapa no 96º lugar, a 5m e 43s do francês Julian Alaphillipe. Não foi um início feliz de prova para Rui Costa, que certamente não esperaria perder tanto tempo logo na primeira tirada da prova, na distância de 198 quilómetros entre Brest e Landerneau.
A etapa foi caracteriza por duas quedas, a primeira que envolveu quase todos os ciclistas, e que teve uma jovem como protagonista, que na tentativa de tirar uma fotografia com o grosso dos ciclistas, ao segurar um cartaz na berma da estrada onde os ciclistas iriam passar. Sem espaço para se desviar, Tony Martin embateu contra o cartaz, fazendo com que quase todo o pelotão fosse ao chão, interrompendo a corrida.
Faltavam 45 quilómetros para o fim da etapa inaugural da edição deste ano da prova quando o incidente aconteceu. Aparentemente, nenhum dos candidatos ao triunfo foi afetado pela enorme queda coletiva.
A segunda queda verificada no interior do pelotão aconteceu a 7,5 quilómetros da meta, desta feita sem intervenção de ninguém do público.
Foto da UAE Emirates