Sabia que já pode vender à distância através do WhatsApp?

0
1176

A digitalização da vida quotidiana que vinha paulatinamente ganhando terreno acabou por, devido à pandemia e ao confinamento obrigatório, sofrer uma rápida aceleração. Se no pré-Covid-19 já se assistia a um crescimento crescente do fenómeno do e-commerce e dos pagamentos sem recurso a dinheiro físico, depois de a pandemia entrar em força nas nossas vidas, optar por vender online e/ou adotar meios de pagamento que se efetuam por via digital tornou-se um processo efetivamente democrático.

Esta transição “democrática” é comprovada pelos números. Segundo o estudo elaborado pela REDUNIQ Insights, o crescimento das vendas à distância foi particularmente relevante no retalho alimentar, nos eletrodomésticos & tecnologia e na restauração com os comerciantes, e novos empreendedores, a apostarem seriamente no canal online. Para se ter uma ideia da dimensão deste novo paradigma, quando se compara abril de 2020 com o período homólogo, as vendas online em lojas de retalho registaram um aumento de 241% na faturação, e um aumento de 25% no ticket médio (passando de 90,24€ para 112,73€).

Em termos de pagamentos online, quando comparado o intervalo de tempo entre 13 de março e 25 de abril de 2019 e 2020, verifica-se que mais 333% de negócios aderiram a soluções que permitem pagar e receber este tipo de transações, enquanto da parte dos consumidores verificou-se que começaram a gastar mais em cada compra que efetuavam no online, tendo o ticket médio alcançado quase 105€ entre 13 de março e 25 de abril deste ano, enquanto no mesmo período de 2019 esse valor estava nos 72,74€, menos 44%.

Facilidade na gestão do negócio porque não implica ter “uma porta aberta”, a capacidade de chegar a um universo infinitamente maior de clientes do que o comércio tradicional, a possibilidade de ter uma presença comercial online mesmo sem website com recurso aos marketplace das redes sociais e soluções de pagamento que otimizam o trabalho de “caixa” e se encaixam num perfil de consumidor cada vez mais digital, são algumas das vantagens que fizeram com que inúmeras empresas fortalecessem a sua presença digital e muitos outros empreendedores escolhessem o e-commerce para dar inicio à sua atividade comercial.

Vendas à distância por WhatsApp

Todas estas alterações no padrão de comportamento de consumidores e negócios acabam por resultar na adaptação e desenvolvimento de novas ferramentas que visam transformar a negociação online mais confortável e eficiente. Foi este o caso da REDUNIQ e da sua solução de pagamentos online REDUNIQ @Payments, agora reforçada pela funcionalidade que permite o pagamento por WhatsApp ou SMS. Para além do aumento da rapidez da transação, esta nova solução de pagamento permite ainda que, caso se encontre de férias, o seu negócio possa continuar a operar normalmente.

Criada para negócios (com ou sem website) que pretendam aproveitar as potencialidades do digital para alavancar as vendas à distância e receber pagamentos online, esta solução permite a esses agentes económicos aceitarem pagamentos com cartão à distância, de forma simples, prática e segura, mesmo que as vendas se processem pelas redes sociais 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

Em termos simples, o negócio adere ao serviço e tem acesso a um backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. O cliente recebe a mensagem, clica no link e entra numa página segura de pagamento. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente.

Após a receção do link para pagamento pelo cliente, este será redirecionado para uma página segura da REDUNIQ onde colocará os seus dados e efetuará o pagamento das compras. Validados os dados e autorizado o pagamento pelo banco emissor, a transação é realizada. Todos os pagamentos efetuados serão creditados na conta do comerciante no prazo máximo de dois dias úteis, após a data da compra.

O comerciante que aderir ao REDUNIQ @Payments com pagamento por E-Mail, WhatsAPP ou SMS passa a poder aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito (sistemas Visa e Mastercard) num montante máximo de cada transação por cartão/dia de 5.000€ para um total diário de 10.000€. Esta solução de pagamentos reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste do comerciante sobre a página.

Para além de não ter mensalidades, receitas mínimas, custos de adesão e não necessitar de integração ou desenvolvimento, esta nova solução REDUNIQ permite aos comerciantes fazerem do WhatsApp o centro nevrálgico do seu negócio. Ao receber encomendas, confirmar pedidos e processar pagamentos por link elimina redundâncias e otimiza a gestão dos recursos financeiros do negócio.