No âmbito da iniciativa da Comissão Europeia «2021-Ano Europeu do Transporte Ferroviário», o Clube Europeu da Escola Secundária da Eça de Queirós assinalou esta ação, visando “sensibilizar a comunidade educativa para os benefícios do comboio como meio de transporte seguro e sustentável”, que liga regiões e pessoas não só por toda a Europa como por múltiplas regiões do mundo.
Os professores de Inglês e Espanhol proporcionaram aos alunos inúmeras “viagens” míticas. Visitaram as paisagens da Patagónia, apreciaram as Montanhas Rochosas, a deslumbrante Côte d’Azur e os parques da Califórnia. Os estudantes admiraram a elegância do Expresso do Oriente, o luxo do Rovos Rail, a velocidade dos comboios Shinkansen, a imponência do Rocky Mountaineer, a história do Tren del fin del Mundo, o exotismo do Maharaja Express e as maravilhas do comboio do Douro.
As muitas atividades desenvolvidas pelos alunos procuraram salientar a dimensão multifacetada do transporte ferroviário. Assim, os mesmos puderam constatar que o comboio se assume como um meio de transporte que combina o luxo, o requinte, a aventura e o mistério, assumindo-se como meio privilegiado de interligação entre povos e culturas e contribuindo para o reforço de uma economia mais limpa e inovadora.
Conforme descreve a ESEQ, viajar de comboio permite “repousar na paisagem apreciando as imagens que vão deslizando pela janela, possibilita relaxar a mente, observar percursos fascinantes e absorver diferentes formas de ser. Viajar de comboio é chegar mais depressa de forma mais confortável. É, acima de tudo, uma atitude ecológica”. Deste modo, as atividades desenvolvidas inerentes a esta temática permitiram aos alunos da ESEQ “sonhar com viagens, sentir a vontade de partir e deleitar-se com a sensação do regresso”.