No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas, os professores de inglês e espanhol da Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ) dinamizaram diversas atividades.
Salientam-se a exploração do site oficial do Dia Europeu das Línguas, a realização de jogos interativos, a leitura e audição de textos poéticos nas várias línguas oficiais da União Europeia, a participação no ‘Webinar’ (seminário através da internet) organizado pela Comissão Europeia, a produção de textos multimodais, a aprendizagem de vocábulos em língua alemã e ainda o registo de mensagens num mural colocado na entrada da ESEQ, nos vários idiomas europeus.
As atividades desenvolvidas procuraram ir ao encontro dos desafios colocados pelo Conselho da Europa, visando promover o plurilinguismo, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural do continente.
Os professores dinamizadores sublinharam “a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras” na atual conjuntura de “crescente mobilidade e globalização da economia”, explica a escola em comunicado.
Os docentes da ESEQ estão convictos de que “reforçaram a perceção dos discentes relativamente à riqueza da diversidade linguística, à necessidade da aprendizagem ao longo da vida e à valorização do papel da língua portuguesa no mundo”.
Aprender línguas “abre caminhos para o entendimento entre povos, para a promoção da tolerância e da paz. As línguas assumem-se, assim, como fundamentais na construção da humanidade”, terminam.