Os festejos de S. João em Vila do Conde vão começar no último dia do mês de maio e prolongam-se até 24 de junho. Aos seis espetáculos programados, vão juntar-se as marchas dos ranchos do Monte e da Praça e o espetáculo de fogo de artifício.
O primeiro espetáculo está agendado para 31 de maio, com a presença em palco de Amália Hoje. Segue-se a 7 de junho, a presença de Diogo Piçarra e a 14 de junho, os Xutos e Pontapés. Na semana seguinte, a 20 de junho, canta Sara Correia, e no dia seguinte os Calema. Nénamus fecha o programa na madrugada de S. João, a partir das 2h. Todos os concertos têm lugar no Cais da Alfândega, com a exceção dos Calema, que atuam nas Caxinas.
O programa do município vilacondense para o S. João contempla, ainda, a exposição dos Mastros, na Praça da República, o Festival de Talentos, o Desfile de Mordomas e Etnográfico, exposição de automóveis, entre outros.
A noitada de 23 para 24 de junho, dia de S. João, será marcada pelo desfile das Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça e o espetáculo de fogo-de-artifício, cachoeira, aquático e piromusical, no estuário do rio Ave, além da procissão de São João Baptista, padroeiro de Vila do Conde.