Seis peças de arte decoram Póvoa e Aver-o-Mar

5066

Seis peças do projeto “ARTE NA RUA” foram inauguradas este sábado na Póvoa de Varzim, dia em que se celebram 45 anos de elevação a cidade.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a marca OTIIMA, que consiste na “utilização” de espaços públicos da cidade enquanto espaço expositivo.

Algumas das peças fazem parte do espólio do empresário José Maria Ferreira, proprietário da empresa ECOSTEEL, e fundador da marca OTIIMA, que divide a sua área de atividade entre serralharias, caixilhos e produções artísticas.

As peças são da autoria de 5 artistas e encontram-se nos seguintes locais: “Birds” de Álvaro Siza Vieira, e “Mulher” de Joaquim Álvares de Sousa, ambos na Praça do Almada. Depois na marginal norte, em Aver-o-Mar, está “Bodyphonic 1”, enquanto o “Bodyphonic 2” na avenida 25 de Abril, ambos do Colectivo Dose.

À entrada da Biblioteca da Póvoa está a peça “Uma Porta, Uma Janela, Um Tesserato e o Mundo” de João Louro, estando o monumento porta/escultura, “Janus Bifrons” de Ricardo Wolfson”, e que foi adquirida pela autarquia, na rotunda dos jardins, em frente ao porto de pesca.

As restantes 5 peças são pertenças da empresa com instalações na freguesias de Amorim, e estarão expostas na cidade durante ano.

Fotos de José Alberto Nogueira