Semana do Pescador de Vila do Conde arranca esta sexta-feira

0
1192

O Dia Nacional do Pescador, assinalado a 31 de maio, terá em Vila do Conde a habitual semana de festa, a “Semana do Pescador”, que começa sexta-feira, 23 de maio, com um programa repleto de iniciativas.

A semana de festa abre no dia 23 de maio, das 18 horas às 23 horas, com muita animação. Durante esse tempo junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, vão estar montadas várias petisqueiras.

No mesmo local, pelas 18h30, vai ser apresentado o livro “Dimensões identitárias: uma abordagem sobre o papel da figura feminina no cenário da pesca do bacalhau em Portugal” de Rosilda Portas, com moderação de Abel Coentrão. Depois, às 19h30 o chef Nuno Andrade vai protagonizar um show cooking de croquetes de cavala, com a parceria da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. A festa continua, às 21h30, com a atuação do Grupo Folclórico dos Pescadores das Caxinas e Poça da Barca.

No sábado, 24 de maio, das 10 às 18 horas, vai decorrer o XIII encontro e a X exposição de embarcações Tradicionais, no Cais da Alfândega. Às 10 horas há ainda uma visita à exposição fotográfica “St Johns’ s 66” Fotografias de Wayne Ralph, no Espaço Bind’ó Peixe – Mercado das Caxinas.

Junto à Alameda da Igreja do Senhor dos Navegantes, realiza-se às 11 horas uma Conversa com Wayne Ralph, com moderação de Abel Coentrão e Renato Cruz Santos. Para o almoço, às 12h30 vai haver a típica caldeirada comunitária, preparada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo e a Associação de Armadores de Pesca do Norte.

Depois do almoço, às 15h30, volta-se ao passado, com a recriação da apanha do sargaço nas Caxinas e Poça da Barca e o jogo do Quino, na Praia dos Barcos. Ao final do dia, às 18 horas, o show cooking fica ao encargo do chef Manuel Pinto, com a preparação de tártaro de cavala. ÀS 19 horas é o chef Samuel Pinto que toma conta da bancada do show cooking com a receita de carapau corado com esmagada de batata e alho francês crocante.

O dia termina com a atuação do Rancho Caxineiro, às 21h30.

No domingo, 25 de maio, em Vila Chã, às 10h30 é possível visitar exposições: “Idade da pedra nos nossos dias” “Património que nos conta história”; “Cousteau – Calypso – Aqualong” e Jogos com resíduos: “Regenerar” e “Jogos do lixo – Profissões do Mar”. Todas as mostras vão estar patentes no Mar de Experiências, na Praia dos Pescadores, Vila Chã.

Por volta das 11 horas, realiza-se uma recriação de recolha das peças (redes) da pesca da sardinha, organizada pela Associação Vila chã Pesca, na Praia dos Pescadores. Às 11h30, no mesmo local, as famílias podem juntar-se num atelier sobre “(A)cordas com árvores da praia”.

A exposição de fotografias de Helder Luís, intitulada “Assim no Mar como na Terra”, vai inaugurar às 14h30, na Casa do Salva-Vidas. No mesmo horário, no Mar de experiências vai haver um atelier sobre “Faróis e Assinatura Luminosa”.

Outra recriação decorre às 15h30, com o cozinhado ancestral na mesa atual, promovido pelos Lamparões e Mexilhões, na Praia dos Pescadores. A tarde termina com a atuação do Rancho Danças e Cantares das Lavadeiras de Vila Chã, no largo dos Pesadores, às 16h30. E com a exibição do documentário “Biodiversidade e a Cultura Costeira” seguido de conversa, às 18 horas, na Casa do Salva-Vidas.

O show cooking do dia 25, é com o chef Manuel Pinto e vai ter sardinha no pão, às 18h30, na Alameda, junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes.