Segunda-feira, Maio 16, 2022
More

    TeleTrade: A prata pode se beneficiar da procura sustentável em 2022

    O preço da prata caiu significativamente desde os primeiros dias de março, mas ainda está a ser negociado acima dos níveis vistos no início de 2022, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt). Isso significa que está a ter um desempenho melhor do que as ações, pois os fundamentos dos metais preciosos permanecem fortes.

    A World Silver Survey 2022 destaca a alta procura por prata em 2021, pois superou 1,05 biliões de onças, ou 15% acima dos picos de 2015. Os clientes de retalho nos Estados Unidos e na Europa contribuíram muito para isso, pois corriam para obter pepitas de prata para tentar economizar o seu dinheiro da inflação crescente e da incerteza do mercado. Ao todo, foram compradas 278,7 milhões de onças, ou 36% acima do nível recorde de 2015. A oferta não conseguiu atender à crescente procura, o que resultou num déficit de 51,8 milhões de onças, o maior desde 2010.

    Não houve mudanças significativas no lado da oferta este ano, pois os temores sobre a segurança das economias estão a aumentar, acredita o analista da TeleTrade. Além disso, a procura industrial por prata também está a aumentar. Essa procura vem principalmente de empresas de tecnologia que produzem baterias solares. Muito se tem falado sobre a mudança para o cobre como substituto na produção de painéis solares, mas pouco progresso foi feito desde então. Portanto, a procura industrial pode aumentar ainda mais, enquanto a procura de investimento por prata pode variar. A procura geral está prevista em 1,112 biliões de onças em 2022, ou um aumento de 9%.

    Os metais preciosos são sensíveis à turbulência global, mas parecem lidar com ela muito melhor do que ações ou títulos. Autoridades do Federal Reserve (Fed) estão constantemente preocupando-se com o aumento da inflação, enquanto a oferta de dólares americanos continua a subir. Então, por um lado, há um excesso de oferta do dólar e, por outro lado, há um déficit de prata. Sob tais circunstâncias, as posições compradas em prata podem parecer bastante promissoras depois dos preços da prata terem recuado nos últimos dois meses. Um preço-alvo de médio prazo pode ser de 26,5 dólares por onça.

     

    Isenção de responsabilidade:

    As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

     

    Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

     

    Artigos Relacionados