Sábado, Janeiro 29, 2022
More

    TeleTrade: Os mercados precisam de mais informações para avançar

    Conforme observado pelo analista da TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), há mais de uma semana, a maioria dos investidores parecem ter tido problemas para avaliar a combinação atual dos fatores fundamentais. Muitos parecem estar muito próximos da histeria, pois enfrentam uma escolha entre uma participação gananciosa no possível rali do “Pai Natal” ou uma diminuição dos ativos nas suas carteiras, desde que uma correção se aproxime. Esse tipo de emoção leva a uma alta volatilidade dos preços das ações. Tecnicamente, os movimentos de Wall Street são semelhantes a uma correção dentro de um padrão lateral, enquanto que as ações europeias estão a refletir esse comportamento.

    Poucas empresas com mais de um trilião em capitalização, incluindo monstros do mercado de alta tecnologia como Apple e Google ou a plataforma global de comércio eletrónico da Amazon, servem como transatlânticos de segurança para cruzar este mar tempestuoso de escolhas, mas não são faróis para orientar as empresas menores. A multidão não parece entender em que tipo de medo se concentra quando essas enormes dúvidas estão a passar pelas suas mentes.

    Para a variante ómicron de rápida disseminação, já existem centenas de casos minuciosamente investigados numa dezena de países desenvolvidos, e todos esses casos são confirmados como leves, podendo até ser considerados resfriados. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda resmunga, repetindo que é necessário esperar mais duas ou três semanas para ver as implicações finais. Enquanto o Secretário-Geral da ONU já pediu para não fechar as fronteiras e, portanto, punir os países onde a variante ómicron foi descoberta pela primeira vez, os governos estão a persistir com restrições às viagens, o que afeta negativamente as ações das companhias aéreas, indústria de entretenimento, outras atividades off-line e pagamentos Serviços.

    Enquanto isso, os analistas do JP Morgan apontam para uma chance bastante alta de que a pandemia esteja próxima do fim em breve. Eles até perguntaram porque é que a OMS não perdeu algumas letras adicionais do alfabeto grego para saltar para a letra ômega final.

    De acordo com o analista da TeleTrade, a multidão de Wall Street continua a temer que a Federal Reserve (Fed) dos EUA possa adotar uma redução mais agressiva, já que uma sombra de recuperação mais lenta da força de trabalho dos EUA foi adicionada ao impacto da inflação de longo prazo. A economia americana criou apenas 210.000 novos empregos em novembro, o que significou um declínio da recuperação. Por outro lado, este é exatamente o único tipo de dado fundamental, que é teoricamente capaz de empurrar Jerome Powell e Cia para longe de passos hawkish apressados ​​e possivelmente errôneos, que podem jogar já no lado altista do mercado. Portanto, a coleção de fatores nesta cesta torna-se ainda mais contraditória, pelo menos até 15 de dezembro, quando a Fed planeja tomar sua decisão.

    A semana atual pode parecer um tempo para uma pausa, no sentido de que pode ser bastante pobre em conteúdo, mantendo a volatilidade dinâmica, mas com um olho na atualização das expectativas após 15 de dezembro. Após essa data, literalmente, apenas uma semana útil será antes do Natal, então não haverá muito tempo para o mercado cumprir os grandes objetivos do Natal. Isso significa que um movimento lateral pode ser o cenário mais provável até mesmo para o resto do ano, é claro, se a Fed não assustar a todos.

    Se a Fed for sensata, a correção pode se aprofundar, mas a liquidação prolongada a preços mais baixos pode parar rapidamente se o vírus não adicionar incerteza naquele momento. Pode acontecer que ninguém tenha pressa em organizar imediatamente uma grande venda. De fato, o índice de mercado amplo S&P 500 não terminou na semana passada muito mal, depois dos dados mostrarem na sexta-feira que não foram adicionados muitos novos empregos ao mercado de trabalho. Isso fez com que a multidão vendesse ações em alta intradiária e descarregasse carteiras a preços baratos, o que confirma os temores existentes.

    Warren Buffett disse uma vez que geralmente é uma boa ideia comprar exatamente quando todos estão tremendo de medo, mas até agora apenas algumas pessoas foram corajosas o suficiente para fazer isso, assim como alguns foram corajosos o suficiente para esperar por uma venda real. A falta de informação parece estar a determinar a situação para o resto do ano.

     

    Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

    Artigos Relacionados