Temporal faz estragos nas estufas de Aguçadoura (fotos)

2283

Várias estufas ficaram destruídas ou danificadas devido ao mau tempo de madrugada de quinta-feira. Os estragos fizeram sentir-se na Estela mas principalmente em Aguçadoura. Tudo terá ocorrido entre as duas e as três da manhã, sendo que o alerta foi dado pelas 07h.

Tratou-se de “uma grande trovoada que veio do mar e que teve mais incidência no lugar de Santo André, em Aguçadoura”, contou Manuel António Silva, presidente da HORPOZIM, Associação Empresarial Hortícola com sede nessa freguesia. “Na sequência desse temporal deu-se um fenómeno meteorológico ainda por confirmar mas que terá sido um género de tornado, que atingiu várias explorações agrícolas na zona”.

As estufas pertencem “a associados da HORPOZIM que me ligaram logo de manhã”, continuou. “Nós comunicámos aos serviços do ministério da agricultura e dois técnicos deslocaram-se ao terreno para fazer o levantamento concreto dos estragos, juntamente com os agricultores afetados e uma engenheira técnica da HORPOZIM”.

Os prejuízos estão a ser então contabilizados mas Manuel Silva adianta ao MAIS/Semanário que “houve estufas individuais que ficaram completamente destruídas, noutras foi a cobertura e, noutras, parte da estrutura. Ou seja, em algumas os danos são totais, noutras parciais”.

Desde já, Manuel Silva “lança o repto às pessoas afetadas para que nos comuniquem, porque nós não podemos entrar em propriedade privada sem autorização”.