A manhã desta segunda-feira ficou marcada por um pré-afogamento de cinco pessoas, dois adultos e três crianças, na praia conhecida por Quinta do Engenheiro, em Vila do Conde. A praia não é vigiada e, segundo as primeiras indicações da autoridade marítima local, as vítimas terão sido apanhadas dentro de um agueiro.
Uma das crianças, de 10 anos, conseguiu sair pelo próprio pé, e as restantes vítimas foram socorridas por dois nadadores-salvadores de praias adjacentes.
Um dos adultos, 47 anos, com insuficiência de oxigénio, foi assistido com oxigénio na praia pelo projeto Sea Watch e Delfins e encaminhado para o hospital pelo INEM. O outro adulto, de 41 anos, e duas crianças, de 11 e 14 anos, seguiram também para o hospital, para observação.
No local, estiveram os dois nadadores-salvadores que auxiliaram inicialmente as vítimas, uma ambulância do INEM, um meio complementar do projeto Sea Watch da Autoridade Marítima Nacional com dois elementos, um meio complementar dos Delfins com três elementos (um enfermeiro e dois coordenadores) e o piquete da polícia marítima, que tomou conta da ocorrência.