A Companhia Certa da Varazim Teatro é uma de oito companhias que integram a edição deste ano do Encontro de Teatro Ibérico, em Évora. O evento decorre até à próxima sexta-feira, e abrange espetáculos, conversas e uma conferência.
Promovida pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV), a iniciativa tem lugar no Teatro Garcia de Resende. A companhia poveira sobe a este centenário palco no último dia do Encontro, 8 de novembro às 19 horas, com ‘Territórios de Liberdade’, de Zé Paredes. Em conjunto com a Tanxarina Títeres (Galiza), o projeto aborda “os anseios de liberdade” e tem “um olhar crítico sobre o mundo que nos rodeia”.
O programa inclui também outros cinco espetáculos: ‘Florbela, Florbela’ de Filomena Oliveira e Miguel Real, pelo CENDREV e Éter Produção Cultural; ‘Desumanização’ de Valter Hugo Mãe, pelo Teatro Art’Imagem; ‘Paraíso’ de Inmaculada Alvear, pelo Taetro del Astillero; ‘A noite canta os seus cantos’ de Jon Fosse, pela Baal17 Companhia de Teatro; e ‘Sahara – Crónica del Desierto’ de Chema Cardeña, pela Tranvía teatro.
Ainda no último dia de Encontro, às 21h30, está programada a conferência de encerramento, com o tema ‘Teatro e Sociedade’. Para além disso, o Encontro contempla, diariamente entre as 16 e as 18 horas, conversas que têm como moderadores representantes das companhias e outros convidados.
O Encontro de Teatro Ibérico teve a sua primeira edição em 2003 numa parceria com o IITM – Instituto Internacional de Teatro do Mediterrâneo. Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras físicas do Teatro Garcia de Resende, Posto de Turismo e Arena d’Évora e na bilheteira online, para além da Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude e outras salas aderentes à BOL.