Vereadora do Ambiente distribui sacos reutilizáveis aos clientes do Mercado (fotos)

Na manhã desta sexta-feira, o pelouro do Ambiente da Câmara da Póvoa de Varzim promoveu uma iniciativa de sensibilização dirigida aos clientes e visitantes do Mercado Municipal. A vereadora Sílvia Costa esteve a distribuir sacos reutilizáveis como forma de alertar para os comportamentos ambientalmente responsáveis.

“Esta ação integra-se no projeto ‘Mercado+’ que tem o objetivo de tornar este espaço mais sustentável e de transmitir aos visitantes um maior sentido de responsabilidade em relação ao tema ambiental, incentivando a comportamentos mais corretos associados às compras. Neste caso, recorrendo a sacos reutilizáveis que as pessoas depois podem voltar a trazer em futuras compras, evitando assim o desperdício que são os sacos descartáveis”, explicou.

Já no que se refere aos comerciantes, a autarca lembra que o Mercado está também a ser acompanhado por uma equipa da Lipor no âmbito do projeto ‘Geração+’.

“A ideia é criar uma estratégia para a gestão integrada de tudo o que são os principais indicadores ambientais, ou seja, o consumo de água e energia, mas, sobretudo, a gestão dos resíduos que é feita no Mercado. Este é um processo iniciado em 2018, com muito sucesso, e que inclui a sensibilização dos lojistas”, fez saber.

Em resumo, concluiu Sílvia Costa, o Mercado só se pode tornar numa instalação mais sustentável “se tiver a adesão de comerciantes e clientes”.

Neste dias entre 21 e 29 de novembro decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.