Votar nas presidenciais: Leve máscara, caneta e promova o distanciamento social

Este domingo para votar nas eleições presidenciais é obrigatório que cada pessoa utilize máscara e leve um cartão de identificação com fotografia. Devido à pandemia é solicitado aos votantes que levem uma caneta e álcool-gel. Caso não tenha, as mesas eleitorais vão estar equipadas com os utensílios. Desinfete as mãos antes e depois do voto.

A nível nacional foram distribuídas pelas secções de voto, 134.840 pares de luvas, 337.100 máscaras cirúrgicas, 101.842 embalagens de gel de 500 ml e 67.420 viseiras, num total de 120 toneladas de material profilático.

Sobre a votação deste domingo, “o ato de votar é mais seguro do que a maioria dos atos do quotidiano”, disse este sábado o juiz conselheiro José Soreto de Barros, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“É seguro votar, desde que se cumpram as regras já conhecidas de distância física, uso de máscara, desinfeção e etiqueta respiratória”, sublinhou, mas ainda assim, será necessária também a contribuição das autarquias e das forças de segurança em cada concelho.

“Nós podemos apelar às pessoas para evitarem ajuntamentos, em abstrato” mas, disse o responsável da Comissão de Eleições, não é possível “indicar, para 308 concelhos, uma hora ideal para votar”. “Os concelhos têm hábitos diferentes e populações diferentes”, acrescentou ainda, salientando o papel das autarquias: “Acreditamos que os presidentes de câmara querem que os seus munícipes estejam seguros”.

O secretário da CNE disso por isso que que cabe às autoridades locais., “que conhecem melhor as populações”, organizarem as zonas onde estão montados as 12450 secções locais de voto constituídas em todo o país, de forma a que a segurança sanitária seja assegurada.

Só se pode votar mesmo até às 19 horas?

Não. Segundo o artigo 80.º do referido Decreto-Lei, as 19 horas indicam o horário limite de admissão de eleitores. “Depois dessa hora, apenas poderão votar os eleitores presentes”, acrescenta-se. Só então a secção poderá ser encerrada.

O que é necessário para votar?

Cada eleitor terá que apresentar aos membros da mesa um documento de identificação com fotografia: cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou carta de condução.

Face à pandemia é obrigatório o uso de máscara em todas as secções de voto e é ainda recomendado que cada eleitor leve a sua própria caneta e álcool gel.

Onde é que devo ir votar?

Quem não souber onde deve ir votar pode consultar os cadernos de recenseamento no site do Ministério da Administração Interna (www.recenseamento.mai.gov.pt) preenchendo os campos com o seu número de identificação civil e data de nascimento.

Em alternativa pode enviar uma SMS para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (espaço) data de nascimento”(a começar pelo ano, mês e dia de nascimento) ou dirigir-se à junta de freguesia do seu local de residência. Ainda que esta última hipótese não seja tão recomendada face ao contexto da pandemia.

Qual é o horário?

As urnas abrem às 8h e encerram às 19h no continente.