5 dicas para uma boa apresentação profissional

0
1384

Muito se diz que “não existe uma segunda oportunidade para a boa primeira impressão”. É verdade! E é por isso mesmo que deve pensar como pode apresentar-se profissionalmente para que a primeira impressão seja a melhor possível. Conheça 5 dicas para uma boa apresentação profissional.

Independentemente de qual seja o seu emprego ou a sua área de negócio, poderá sempre haver um momento em que terá de se apresentar profissionalmente a alguém.
Esta necessidade pode surgir num momento de entrevista para um novo emprego, numa festa que junte várias pessoas do seu setor ou de diversos setores ou, se for freelancer, no momento de explanar o seu trabalho a clientes ou potenciais clientes.
Quando uma pessoa inicia o processo de falar de si mesma como profissional, é necessário que tenha em consideração que aquilo que está a fazer é, no fundo, uma espécie de marketing pessoal. Aqui, o principal objetivo é dizer ao outro qual é o meio em que trabalha, qual o tipo de serviço que faz e, no fundo, como existem vantagens em trabalhar consigo.
No momento de fazer uma apresentação profissional, a sua carreira, a sua experiência e a sua competência são, por assim dizer, os produtos que está a tentar comercializar.
No processo de apresentação profissional, é comum que muitas pessoas sintam um bloqueio e não saibam exatamente o que fazer ou o que dizer para causar uma impressão positiva no seu interlocutor.
Assim, no momento de fazer essa apresentação, poderá sentir-se mais confiante se seguir algumas dicas gerais, que possam apoiar a sua conversação e transmitir-lhe a confiança necessária para que tudo corra de forma positiva.
Estas são as 5 dicas que temos para si, para que possa apresentar-se profissionalmente, sem medos e garantindo o interesse de todos os que o escutarem.

Dica 1: Quebre o gelo com um cartão profissional

Hoje em dia, muitas lojas online têm mockups com os seus produtos de ecommerce, incluindo aquelas que trabalham com materiais de escritório. Junto delas, conseguirá certamente cartões de visita bastante interessantes, que lhe permitam a apresentação personalizada como profissional de um determinado setor.
A entrega de um cartão de visita pode servir, num primeiro instante, para que quebre o gelo e inicie uma conversação sobre a sua profissão e a sua experiência na área.
Além disso, o cuidado destes cartões, a sua componente personalizada e o ato de entrega servirão para atestar a sua confiança e para mostrar proatividade, duas caraterísticas muito valorizadas em qualquer setor. O cartão servirá ainda para mostrar a sua dedicação e profissionalismo.

Dica 2: tenha atenção ao discurso

Depois de quebrado o gelo, por norma, inicia-se um processo discursivo e, neste, é muito importante que não caia num discurso automático e padronizado, que soe estudado e pouco natural.
Mesmo que esteja num momento de procura de trabalho, apresentar um discurso automatizado, onde debite o seu currículo e as suas competências poderá fazer com que o seu interlocutor perca o interesse.
Tenha em mente que, para muitos empregadores, conhecerem-no como indivíduo é mais importante do que qualquer experiência profissional. Tente, por isso, colocar um pouco de si no discurso.

Dica 3: Use o storytelling para contar experiências

Longe vai o tempo em que a experiência profissional podia resumir-se a uma sequência de tópicos.
Caso deseje verdadeiramente cativar a atenção da pessoa a quem faz a sua apresentação profissional, hoje em dia, é importante que tenha em mente que a melhor forma de o fazer é como quem conta uma história.
Não se limite a dizer que fez algo. Relate o contexto e a forma como realizou essa ação e também o impacto que ela possa ter tido em si, nos outros ou na sua carreira.

Dica 4: Fale de conquistas mas também de desafios

Muitas pessoas têm a tendência, na sua apresentação, de falar apenas dos momentos de sucesso, quando conseguiram conquistar algo de surpreendente ou marcante para as suas vidas profissionais.
Embora o sucesso seja, evidentemente, muito importante, os momentos de dificuldade e a sua superação podem ter um impacto ainda maior junto de alguém que esteja a ponderar contratar os seus serviços. Assim, procure referir quais os desafios e dificuldades, bem como as suas formas de superação.

Dica 5: Seja genuíno

A tendência para enaltecer o percurso ou a personalidade é natural ao ser humano mas, quando faz uma apresentação profissional, é recomendável que não tente demasiadamente mostrar os seus pontos positivos, já que isto pode fazer com que perca a sua genuinidade.
Os potenciais clientes ou potenciais empregadores gostam de saber quem é o ser humano que têm à sua frente e de perceber mais sobre a sua personalidade no momento da apresentação.
Assim, enquanto se apresentar, procure ser quem é, sem usar artifícios desnecessários na tentativa de melhorar a sua imagem.