Balasar com treinos por videoconferência a pensar na retoma do campeonato

0
495

Com o início do desconfinamento, o presidente do Balasar está otimista de que o futebol dos distritais possa ser retomado e concluído. A pensar nisso, o clube tem conduzido treinos através das plataformas digitais, sobretudo focados na componente física e dirigidos aos atletas da equipa federada que milita na divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto.

As sessões de treino acontecem normalmente três vezes por semana e são conduzidas pelo treinador Hugo Reis e pelo preparador físico Anselmo. Conectados todos em direto através da Internet, os técnicos “dão instruções aos jogadores sobre os exercícios que eles devem seguir”, explicou José Cancela, presidente da Associação Desportiva e Cultural de Balasar. “São exercícios virados para a preparação física e que visam manter os atletas num nível de forma minimamente competitivo, uma vez que os campeonatos estão parados devido à pandemia”.

Uma medida de recurso que não vai substituir a necessidade de fazer uma “mini pré-época” se a temporada for mesmo retomada. “Os treinos por videoconferência são uma ajuda, mas a preparação plena tem de ser feita em campo, até porque é preciso olhar também à vertente tática”, acrescentou.

Recorde-se que o campeonato foi interrompido em janeiro, ainda antes de terminar a primeira volta. O Balasar está a meio da tabela classificativa. São os obstáculos inerentes a gerir um clube em tempos de pandemia: “A este nível distrital e associativo só está quem gosta muito, não é pelo dinheiro. Fazemos por gosto e pelos jovens. É triste chegarmos ao campo e vermos tudo parado. É uma sensação de solidão, no fundo. Além do prejuízo financeiro que causa, também cria um vazio muito grande”, disse o presidente.

Noticia e entrevista completa na edição papel de 10 de março.