Presidência da República e Forças Armadas manifestam pesar pelo falecimento de José Festas

0
916

As reações ao falecimento do Mestre José Festas chegam de todos os quadrantes da sociedade portuguesa. Depois das Câmaras de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, também Marcelo Rebelo de Sousa e as Forças Armadas Portuguesas dirigiram condolências aos familiares e amigos do fundador da Associação Pró-Maior.

“Foi com profundo pesar que o Presidente da República tomou conhecimento do falecimento de José Festas, dirigindo à família enlutada, amigos e associados as mais sentidas condolências”, refere o comunicado. “O Mestre Festas, como era conhecido entre todos, serviu sempre com grande profissionalismo a causa do mar e da segurança dos pescadores, vivendo abnegadamente pela proteção dos mais vulneráveis dentro da comunidade piscatória. Que o reconhecido valor do Mestre e do que alcançou na Associação Pró-Maior persistam como forma de enaltecer o seu legado, tão relevante quer para os que enfrentam diariamente as vicissitudes das tarefas pesqueiras, quer para quem sofre com as angústias de ficar em terra”.

Também o Estado-Maior-General das Forças Armadas, António da Silva Ribeiro, frisa que o Mestre Festas ficou conhecido pela criação da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, em 2007, com o “objetivo primordial de incentivar e promover uma cultura de segurança” para todos os profissionais da pesca, tendo desenvolvido um “importante trabalho” no âmbito da discussão e acompanhamento das matérias relacionadas com a prevenção, o socorro, a assistência e o respeito das condições de segurança a bordo, “não descurando, nunca”, as atividades de natureza laboral e formativa”.

Municípios de Póvoa de Varzim e Vila do Conde enaltecem trabalho em prol da segurança
Aires Pereira, em nome do município da Póvoa, não deixou de “lamentar o seu desaparecimento tão precoce”, aos 58 anos, lembrando que José Festas se notabilizou pelo trabalho que realizou em prol da formação técnica dos pescadores e da sua segurança no trabalho.

“Tornou-se a grande referência da classe piscatória na região, sendo, por isso, seu porta-voz junto das entidades oficiais com competência nos setores portuário e das pescas. Era, pela mesma razão, membro de várias organizações sócio-profissionais daqueles setores. Promoveu a construção de novos armazéns na zona sul do porto, para a arrecadação dos apetrechos de pesca”. Sendo vila-condense, tinha “profundas ligações sociais” à Póvoa de Varzim, “razão por que se fez membro do Rotary Clube da nossa cidade”, a que presidiu entre julho de 2017 e maio de 2018.

Já o município vila-condense enaltece a sua “profícua ação em prol de melhores condições e segurança” no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar, “lutando pela consequente implementação de medidas de segurança concretas” junto das entidades competentes. Fruto do seu “percurso marcante”, a Câmara Municipal agraciou o Mestre José Festas por duas vezes: primeiro com a Medalha de Mérito Singular e depois com a Medalha de Mérito ao Associativismo.