Apresentação em Mosteiró da residência artística ‘Rituais de Pesquisa’

0
509

De 11 a 15 de maio, realiza-se a residência artística «Rituais de Pesquisa», com apresentação informal no dia 15, sábado, às 15h, no Eixo Residência Artísticas, em Mosteiró, Vila do Conde, uma atividade do projecto ‘Modos de Usar’ no âmbito da Circular Associação Cultural. A residência artística “Rituais de Pesquisa” resulta de uma parceria com o Eixo residências artísticas e o programa Oficina Zero.

A residência artística «Rituais de Pesquisa» tem como objetivo criar um campo aberto de trabalho onde os participantes possam partilhar questões, narrativas, técnicas e memórias dos seus corpos, criando um espaço comum de pesquisa, permitindo a experimentação em torno da performance e da dança enquanto modo de relação entre corpos e não apenas de produção de conteúdos.

“Este espaço será habitado por metodologias divergentes, por diluição de fronteiras disciplinares e pelo questionamento de papéis e funções dentro do processo criativo”, sublinha Joclécio Azevedo.

O resultado da residência artística é apresentado a 15 de maio, às 15h, no espaço Eixo Residência Artísticas (Rua Central 1010), em Mosteiró, Vila do Conde. Com acesso gratuito, o pedido de reserva (máximo 2 por pessoa) deverá ser feito por e-mail para eixoresidencias@gmail.com com a indicação do número de lugares/bilhetes e nome e contacto, até 24 antes da sessão.

A iniciativa integra o projecto “Modos de usar” de Joclécio Azevedo, desenvolvido no âmbito da Circular Associação Cultural.

‘Modos de usar’ é um projecto que questiona a relação dos artistas com os seus métodos e ferramentas de pesquisa, propondo espaços de conversação, da ativação de modos de endereçar o público e de criar ligações com o contexto local de produção.

Em 2021 o projeto integra uma colaboração com o EIXO Residências Artísticas, contando com a participação de alunas da Oficina Zero, programa anual de formação avançada, dirigido por Mafalda Deville e Israel Pimenta.