A Unidade Local de Saúde (ULS) da Póvoa de Varzim e Vila do Conde já começou a realizar exames de ressonância magnética nas suas instalações, após a entrada em funcionamento do novo equipamento adquirido através de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.
O primeiro exame foi efetuado no Serviço de Imagiologia da unidade hospitalar, marcando o arranque de uma resposta há muito aguardada. Segundo a ULS, o novo equipamento reforça a capacidade de diagnóstico, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos utentes dos dois concelhos.
A expectativa passa pela realização de pelo menos 4.500 exames por ano, contribuindo para uma redução significativa dos tempos de espera e da necessidade de encaminhamento para entidades externas. A administração acredita que a nova valência permitirá aproximar os cuidados de saúde da população.
Além dos ganhos clínicos, a ULS prevê uma poupança anual superior a 364 mil euros com a realização interna destes exames. A medida representa também um reforço da autonomia da unidade de saúde que serve cerca de 160 mil utentes da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.



