Atlético da Póvoa “pinta de verde” salão nobre da Câmara da Póvoa (fotos)

0
885

Os atletas e dirigentes do Atlético da Póvoa de Varzim foram recebidos ao final da tarde de quinta-feira, numa sessão de homenagem no Salão Nobre da Câmara Municipal. Ao presidente da Câmara, os atletas ofereceram uma camisola do Atlético com o seu nome estampado.

Os equipamentos verdes e pretos “pintaram” a sala, contando com a presença de vários jovens que representaram o seu Clube.

Numa análise desta última época desportiva, o presidente do Atlético, Luís Filipe Novo, agradeceu o apoio da Câmara Municipal, frisando que a entidade está com o Atlético desde o lançamento da primeira pedra, há quase 9 anos – a completar no próximo dia 24 – e que é um importante apoio para a associação que atualmente está no Top10 de equipas de atletismo a nível nacional.

A “escola de captação de talentos”, nas palavras do seu presidente, orgulha-se de ter atletas que já competem a nível internacional, em campeonatos europeus com marcas de referência. A par disso, nenhuma conquista é desvalorizada: “Vivemos sempre com emoção todas as conquistas alcançadas; nós vivemos o nervosismo dos nossos atletas nas bancadas, estamos ao lado deles e é isso que nos distingue e diferencia de muitas outras equipas que existem do seu espírito”.

O presidente da Câmara reforçou o compromisso do município para com o Atlético de continuar a apoiar a associação para que esta possa continuar a crescer, a posicionar-se no panorama nacional como uma equipa de sucesso e apostar na formação de atletas, “já sabem que só sou capaz de prometer aquilo que sou capaz de cumprir”, disse.

Relembrando que a Póvoa de Varzim é uma cidade ímpar ao nível de infraestruturas desportivas, o edil parabenizou o trabalho dos dirigentes Luís Filipe Novo e Márcia Novo como sendo capazes de reconhecer talentos – na medida em que levam atletas às mais altas competições -, mas sem nunca deixar ninguém para trás dando igual oportunidade a todos para viver a prática desportiva.

“Não seria a mesma pessoa que hoje sou se não tivesse tido o meu percurso desportivo, isso ajuda-nos enquanto pessoas, dá-nos formação, capacidade, resiliência e sobretudo aquilo que hoje em dia muita gente tem dificuldade em encarar, que é o insucesso. Nem tudo é sucesso na vida e temos que lidar com isso da mesma forma que lidamos quando as coisas nos correm bem e não pode ser motivo para desistir. Tem que ser motivo para nos incentivar, continuar e ganhar resiliência”, foi a mensagem do presidente da Câmara para os jovens.

O autarca reforçou o seu orgulho nestes jovens que representam a Póvoa de Varzim. “Quando vocês sobem ao pódio, quando levam as vossas cores e a bandeira da Póvoa de Varzim somos todos nós que estamos ali representados e disso nunca me esqueço. Porque isso faz com que as pessoas visitem a Póvoa de Varzim, a Cidade e o Concelho vivem disto”.

“Com saudades do futuro” terminou esta sessão, com a esperança de que em 2022, se a situação pandémica assim o permitir, se possam voltar a encontrar em momentos chave para as associações como o Sunset Mile – organizado pelo Atlético em colaboração com o município em frente ao Casino – ou os Dias do Parque – evento que reúne as cerca de 90 associações da Póvoa de Varzim e que fomenta o convívio e coesão, sendo também uma importante fonte de lucros para as associações.

Os atletas ofereceram ao presidente da Câmara uma camisola do Clube com o seu nome atrás estampado, uma forma de incluir o edil na família que acompanha há quase nove anos.

Fotos José Alberto Nogueira