O Aqueduto de Santa Clara, que passa por várias freguesias na Póvoa de Varzim, vai ser alvo de uma recuperação e libertado de algumas construções. Segundo o edil Aires Pereira, foi aberto “um concurso público no âmbito de um protocolo com a Direção-Geral da Cultura para a recuperação” da estrutura. A decisaõ foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo desta terça-feira.
O concurso é de “aproximadamente 600 mil euros”, avançou o autarca. A intervenção abrange uma extensão significativa, “desde o início do concelho, ali junto ao restaurante Ramada, em Argivai, caminhando na direção do Norte”.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim explicou que o objetivo é “libertar o aqueduto de algumas construções que tem, fazer a recuperação dos arcos e limpeza, e iluminação a partir do solo dessas zonas”. A limpeza vai incidir sobre “troços de terreno que já foram cedidos, por força do licenciamento de algumas construções” e troços que “as pessoas têm vontade de libertar”, para além de outras áreas já libertadas.
“O que prevemos é a libertação do arco em toda a sua largura, a criação de pequenas áreas ajardinadas, a iluminação e a recuperação do próprio arco”, adiantou.