Já partiu da Póvoa de Varzim primeira ajuda para a Ucrânia (fotos)

0
3023

Partiram da Póvoa de Varzim este domingo para a Ucrânia duas carrinhas com carregamento de alimentos e medicamentos, fruto da solidariedade da população poveira e vilacondense após o pedido de ajuda da comunidade ucraniana residente nas duas cidades.

Para os próximos dias está previsto o envio de mais alimentos e mais acessórios de apoio, que serão transportados por homens que nasceram na Ucrânia e que estão também a regressar ao país para combaterem a invasão russa.

A comunidade ucraniana esclarece que “todos estes bens serão transportados diretamente para Ucrânia. “Estamos a organizar várias carrinhas de transporte. Neste momento são pessoas que estão a ir para guerra ou pessoas que vão buscar familiares e estão a levar nas malas. No entanto, se conseguirmos organizar documentos teremos camionistas a levar até fronteira polaca e voluntários na fronteira vão recolher e levar até militares”.

Os pedidos de ajuda, para além dos alimentos, estendem-se à contribuição com medicamentos e acessórios médicos, nomeadamente antissépticos, luvas, compressas, algodão, ligaduras, adesivos, betadine, soro, álcool 70, hirudoid, bepanthene, anti-inflamatórios (comprimidos, pomadas), canadianas, luvas cirúrgicas, e ainda para xaropes para crianças e paracetamol, ibuprofeno, para tratar tosse e anti-histamínicos (melhor em gotas).

Os bens podem ser entregues na Rua Sacra Família 563, loja 25, na Póvoa de Varzim, esta segunda-feira, 28 de fevereiro, e na terça-feira, dia 1 de março, das 17h as 19h.