Banda Musical da Póvoa assinala 75 anos com inauguração da sala ‘Memória’ (fotos)

0
1946

As bodas de diamante da Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim foram celebradas na manhã deste domingo, 10 de abril, data de fundação. Na sessão, foi inaugurada a sala ‘Memória’ e também distinguidas várias personalidades.

Paulo Sousa, presidente da Banda Musical, evocou a data ao lembrar o trabalho do seu antecessor, António da Conceição, como distinguiu com a medalha da Associação, os autarcas Aires Pereira e Luís Diamantino, presidente e vice-presidente da Câmara, o antigo maestro João Vaz, e a título póstumo Leopoldino Oliveira, colaborador exímio da Banda Musical.

Por sua vez, Aires Pereira, enalteceu o progresso da Banda Musical, e a forma como a instituição soube ultrapassar as dificuldades impostas pela pandemia, e do regresso recente nas procissões. O autarca antevê que num futuro próximo a Banda possa também apresentar novidades, “porque é preciso continuar a inovar”.

Os 75 anos da Banda Musical em livro

Em 10 de Abril de 1947 aconteceu a fusão das duas bandas existentes na Póvoa de Varzim, resultando daí a atual designação de Associação de Banda Musical da Póvoa de Varzim (BMPV), hoje Instituição de Utilidade Pública.

Antes, fundada em 14 de junho de 1864, tomou o nome de Banda de Música Povoense ou Banda Marcial Povoense tendo, em 21 de agosto de 1906, adotado o nome de Banda Musical dos Bombeiros Voluntários. A partir de 1 de janeiro de 1925 passou a designar-se Sociedade Musical Banda Povoense. Depois, por dissidência de alguns elementos, foi fundada nova Banda com o nome de Associação da Manda Musical “A Poveira”.

Estes e muitos outros dados serão colocados no livro dos 75 anos da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que será editado este ano.

No final deste ato, os componentes e amigos da Banda Musical foram até ao cemitério local, onde foi prestada uma homenagem aos diretores e músicos já falecidos.