D. Jorge Ortiga reconhecido com voto de louvor da Câmara da Póvoa de Varzim (fotos)

0
966

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito da arquidiocese de Braga, foi reconhecido com um Voto de Louvor pelo Município da Póvoa de Varzim, distinção entregue ao final da tarde desta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

O voto de louvor, aprovado de unanimidade em reunião do executivo, foi justificado por Aires Pereira, presidente da Câmara, “pelo trabalho conjunto ao longo de 22 anos, numa singela homenagem”, como assinalou o autarca.

Aires Pereira, sublinhou que “na presença dos párocos do concelho, lhe dizemos quanto apreciamos, quanto valorizamos e quanto agradecemos a postura que a igreja tem tido nas paróquias do município, e também a legenda da vida que vai na capa da nossa identidade: O corpo muda, a alma permanece, é assim a Póvoa é assim o poveiro”, frase incluída na prenda oferecida a D. Jorge Ortiga.

“Agradeço de alma e coração”

Por sua vez, o Arcebispo Emérito disse que “não gosto de homenagens, mas aceito-as com humildade e sobretudo agradeço de alma e coração, se a norma da vida, minha em concreto, é um trabalho de ir semeando. E se há reconhecimento, ela me dá alegria e prazer. E é neste sentido que aceito, quando é na região da Póvoa de Varzim, onde acontece a unidade entre o civil e o religioso”.

O sacerdote vincou depois “a relação entre a política e a religião, nomeadamente nas câmaras e juntas, que devem significar caminhos que são próximos e paralelos e sempre com o mesmo objetivo de olhar para o bem comum”.

D. Jorge Ortiga vai continuar nos próximos dias na Póvoa de Varzim, para presidir as cerimónias da Semana Santa, que inclui as tradicionais procissões do Senhor Morto e da Ressurreição, que este ano regressam às ruas poveiras, depois de dois anos de ausência devido à pandemia.

Fotos José Alberto Nogueira