Entre 29 de março e 1 de abril, no âmbito do projeto ‘Academia de Líderes Ubuntu’, a Galeria Júlio Saúl Dias e o Centro de Memória acolheram a Semana UBUNTU.
Com o objetivo de capacitar os jovens para a “ética do cuidado”, a “liderança servidora” e a “capacidade de construir pontes”, esta iniciativa contou com a participação de cerca de 24 alunos das 8 turmas do 7.º ano da Escola Frei João, acompanhados por docentes, uma psicóloga e por uma assistente operacional, para além de dois representantes da ‘Academia de Líderes Ubuntu/IPAV’.
Durante esta semana, inspirada em líderes de referência, das 9h às 17h, foram desenvolvidas atividades em redor dos cinco pilares do método “Ubuntu”– Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.
Através desta metodologia, os alunos desenvolveram competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, foi o primeiro e único do concelho vilacondense a participar neste projeto, avança.
Devido ao sucesso da ‘Semana Ubuntu’, o agrupamento vai criar o ‘Clube Ubuntu’.