Ativista vilacondense participa em projeto de sustentabilidade na Hungria

0
2308

O jovem José Tiago Sousa esteve em Alsótold, na Hungria, para um Training Course europeu sobre Sustentabilidade. O ativista vilacondense foi o líder da equipa portuguesa neste projeto que se iniciou a 29 de julho e terminou a 7 de agosto. O projeto pretendeu fomentar a criatividade dos participantes no âmbito da Sustentabilidade, quer através do UPCycling quer por soluções de empreendedorismo social.

O curso abordou a Sustentabilidade nos seus três pilares: Ambiental, Social e Económico. Sobre isso José Tiago Sousa lembra: “Há, hoje, objetivos muito bem definidos no âmbito da Sustentabilidade, mas eles não descoram o facto de que a Sustentabilidade é um conceito multidimensional e só assim pode ser compreendido”.

E acrescentou: “Digo isto, não para tornar difícil um conceito que se quer o mais simples possível, mas para uniformizar o modo como se olha para ele em todo o mundo. De fato o âmbito ambiental é prioritário, pois sem planeta não existíamos nem existiremos, mas não podemos esquecer as carências e desigualdades que existem em termos socioeconómicos”.

“Só deste modo se pode criar algo no âmbito da Sustentabilidade que dê uma resposta efetiva aos problemas existentes e outros que possamos já antever”, explicou. Este é o segundo projeto que o jovem participa no espaço de um mês. Recorde-se que em julho, o vilacondense esteve ainda na Roménia.

De referir que José Tiago Sousa foi já vencedor do galardão Cidadania Ativa da Universidade do Porto, no ano de 2019, em reconhecimento do seu trajeto nacional e internacional no âmbito humanitário, como por exemplo, entre várias outras coisas, a sua participação na primeira missão do European Solidarity Corps em Norcia, Itália.

José Tiago tem, ainda, diversas formações e cursos internacionais no quadro do desenvolvimento sustentável que se acompanham por experiências práticas no mesmo âmbito.