Beatriz Silva, João Pedro Silva e Maria Angélica Vilas Boas, alunos do quadro de excelência 21/22 do ensino secundário das escolas de Vila do Conde, foram convidados para participaram nas cerimónias realizadas em Vila do Conde, da Implantação da República.
Nas celebrações realizadas no feriado de 5 de outubro, na Câmara Municipal, Vitor Costa, presidente da Câmara, destacou a importância que atribui a esta histórica data e lembrou “que a data assinala a transição política para o caminho da democracia”, e deixou a garantia que a Câmara Municipal continuará a celebrá-la, dando mais um contributo para a sua consolidação.
Vítor Costa lembrou que continuar a cumprir “o 5 de outubro e o 25 de abril, é o desafio da democracia, e também o desafio de encontrar soluções para os problemas que se colocam à humanidade, em geral, e no nosso Concelho, em particular”.
A atuação da fanfarra, a revista ao Corpo Ativo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça Vasco da Gama, em frente ao Município, como também uma romagem ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já falecidos, foram iniciativas incluídas no programa comemorativo da Implantação da República concretizado a 5 de outubro de 1910. Foto CMVC.