Litoral Rural reúne associados e promove almoço com hortícolas poveiros em certificação (fotos)

0
2231

A Litoral Rural, Associação de Desenvolvimento Regional, efetuou um encontro com associados e entidades do concelho da Póvoa de Varzim, para esclarecer o trabalho da entidade durante a pandemia e apresentar os objetivos para o próximo ano.

O encontro, que decorreu no passado dia 7 de dezembro, foi realizado ao almoço no interior das Estufas Viveiros Dias, na Estela, com a ementa a apresentar os três produtos hortícolas da Póvoa de Varzim que estão em processo de certificação: Cebola, Couve Penca e Tomate Coração de Boi. O serviço foi cozinhado e servido por alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Depois, nas instalações do campo de Golfe da Estela, o grupo conheceu em pormenor o modelo de governança da Litoral Rural, presidida por Carlos Duarte e que tem Lucinda Amorim, vereadora da Câmara da Póvoa, como vice-presidente, além de outras associações poveiras que estão nos órgãos sociais.

Carlos Duarte explicou que nos últimos dois anos foram apoiadas várias empresas do mundo rural com fundos comunitários para desenvolverem os seus negócios. Novos avisos e novas candidaturas “devem abrir durante os primeiros meses de 2023, altura em que Portugal irá receber muito dinheiro, mas que deve ser bem aplicado”, frisou o líder da Litoral Rural.

A Litoral Rural desenvolve o seu trabalho nos territórios dos concelhos da Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde, tem 30 associados e cerca de 130 parceiros. A entidade gere dotação financeira dos Fundos Europeus e Estruturais de Investimento.