Sábado, Novembro 23, 2024

Quais as principais áreas onde um programador pode atuar?

São raras as marcas ou serviços que não tenham uma presença online.

Das lojas aos institutos públicos como a Segurança Social ou as Finanças, das agências noticiosas às plataformas de streaming, todos estão presentes na World Wide Web, mais conhecida por www.

Contudo, para que tudo esteja a funcionar na perfeição e à distância de um clique, é preciso haver quem «construa» as páginas, os sites e as aplicações móveis. É preciso um expert em programação e em linguagem de Front-End ​​(HTML, CSS, JavaScript) e de Back-End ​​(Java, PHP, Node JS, Python, Ruby). É preciso o trabalho de um web developer.

A título de curiosidade

Front-End é toda a informação e imagem que nos aparece quando entramos num site, enquanto Back-End é tudo o que está em modo escondido para nós, mas que permite que seja possível ver a informação em Front-End.

Quais as funções do programador e quais as áreas onde atua?

A obrigatoriedade da existência de código está presente em todo lado e em tudo o que faça de forma digital.

Coisas tão simples como usar o GPS para encontrar um caminho ou fazer compras de supermercado online, só são possíveis porque existiu um programador que criou o código que se encontra por detrás desses cliques e que permite que conclua a sua intenção com sucesso.

Para que possa conhecer um pouco melhor uma das principais profissões e mais especializadas dentro do mundo da área tecnológica, vamos dar-lhe a conhecer quais as áreas nas quais, um programador ou web developer pode exercer as suas funções.

Analista de Segurança

Atualmente, assistimos, numa frequência quase diária, a notícias de sistemas hackeados em todas as áreas.

Dos organismos estatais aos hospitais, das companhias de aviação às estações de televisão, ninguém está 100% a salvo.

De acordo com um relatório publicado pela Check Point Research, noticiado pela CNN Portugal, as organizações portuguesas sofrem 907 ataques ransomware por semana, com os principais alvos identificados.

Para que estas situações ocorram cada vez menos ou para que o seu impacto seja quase nulo, o programador dedica-se a desenvolver novos sistemas que dificultem a vida aos piratas informáticos, e os impeça de roubar informação.

Administrador de Rede de Computadores

Neste caso em particular, o web developer está ligado ao lado mais administrativo das redes. O que é que isto significa?

Significa que o programador é o responsável pelo fluxo de informações entre as várias máquinas, e para que isto seja possível, estas têm que estar obrigatoriamente interligadas.

Uma vez que estamos na era da globalização, do trabalho remoto e da digitalização, é imperativo que a ligação e a partilha de informações ocorram de forma fluida.

Mesmo que a empresa ou organização já tenha um sistema de fluxo de informação, o programador tem sempre a possibilidade de o tornar mais ágil, eficiente e de minimizar os potenciais erros.

Administrador de Banco de Dados

Um programador pode ser uma mais-valia no que diz respeito ao armazenamento de dados numa determinada empresa ou organização.

Este profissional dispõe do conhecimento necessário para instalar, configurar e administrar toda a informação que constitui um banco de dados.

A criação de um dashboard permite ter a informação organizada e sempre pronta a ser consultada quando surge essa necessidade.

Programação e Desenvolvimento de Sistemas

Com o conhecimento adquirido, o web developer está 100% preparado para desenvolver programas, bem como trabalhar e aprimorar a sua manutenção.

Dentro desta área são vários os caminhos que pode seguir. Ao compreender e saber usar de forma competente as linguagens de programação, está em posição de se assumir como:

  • Programador Desktop
  • Programador Mobile
  • Programador de Jogos
  • Programador Web

Estas linguagens de programação passam por JavaScript, PHP, C, C++, Python, entre outras.

Como pode verificar, o web developer ou programador tem à sua frente uma enorme oferta de funções dentro da sua área de trabalho.

É uma das profissões mais reconhecida atualmente, e com uma enorme procura devido à forma de como as empresas organizam a sua informação e se apresentam ao mercado através da sua presença digital.

Este reconhecimento traz consigo uma vantagem muito confortável: o vencimento. Sendo uma grande necessidade das empresas, estas estão dispostas a reconhecer financeiramente essa mesma necessidade.

Não deixe escapar esta oportunidade de ver o seu trabalho destacado pelos seus colegas e pelo seu chefe, ao dar vida a novas funcionalidades digitais ou a melhorar as existentes.

O futuro está na programação de sistemas e na capacidade de entender linguagens que são pela maioria das pessoas desconhecidas, mas no entanto, tão essenciais para todos.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário