Varzim assinala 107 anos e presidente da Câmara frisa que “Clube está numa fase de grande reorganização” (fotos)

0
2134

“Felizmente o Clube está numa fase de grande reorganização, no sentido de colocar o clube, que é a ambição de todos nós, que é chegar à 1ª Divisão”, disse Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, este domingo de manhã, dia de Natal, após o hastear da bandeira alvinegra no estádio, ato que simboliza os 107 anos do Varzim Sport Club (fundado em 1915).

Perante cerca de 30 associados e amigos do Varzim, o edil fez uma breve reflexão sobre o próximo ano para o Clube e para o concelho. “Estamos num momento muito importante para o futuro do clube, que é tudo o que se passa à volta desta zona onde estamos e motivado pelas intervenções recentes que estamos aqui a fazer. Durante o mês de janeiro temos já acordada uma conversa sobre o Centro de Estágio nos terrenos do Parque da Cidade, ou seja, há duas atividades a desenvolver em simultâneo, uma que é desportiva e sem a bola entrar não adianta, e outra que é mais de caracter de futuro para o clube, para continuar a podermos crescer e a ter condições para a prática do futebol”.

“O Clube é o trabalho de todos”

Aires Pereira elogiou a Direção e o presidente Edgar Pinho, “pelo facto de se lembrar dos associados e ex-atletas que são o principal património do clube. Não são os bens materiais, mas são as pessoas, e muitos representaram e representam ao longo dos anos a imagem do Varzim Sport Club. Obrigado por essas homenagens”. E reforçou: “O clube não é o trabalho do presidente, é o trabalho de todos os dirigentes e associados, que acompanham o clube para todo lado”.

O autarca assegurou também que a exemplo do que sucede, “continuamos a manifestar o apoio do município porque o Varzim faz parte da estratégia da Póvoa de Varzim e não vale a pena pensarmos na Póvoa sem pensarmos no Varzim, e dizer da minha disponibilidade e do senhor vice-presidente e vereador do Desporto para trabalharmos em conjunto, porque o próximo ano é um ano muito difícil, sob o ponto de vista social e será terrível para as pessoas, dada a situação que o Mundo e Portugal não deixará de atravessar”.

Homenagens a sócios

Apesar de presente na cerimónia, Edgar Pinho, presidente da Direção do Varzim, não fez qualquer alocução após o içar da bandeira, realizado por Rodrigo Moça, vice-presidente da Assembleia Geral. Para o membro deste órgão social, nas suas breves palavras, expressou que “festejamos o aniversário do nosso grande Clube, velhinho, mas sempre a crescer e na esperança de um dia sermos cada vez maiores”.

No final, os dirigentes e convidados dirigiram-se ao cemitério nº 1 da Póvoa de Varzim, onde prestaram homenagens à memória dos fundadores, Vasco Graça Oliveira (sócio, antigo jogador e dirigente), Mário Cunha (ex-jogador da Formação), José Marques (antigo atleta), José Benta – Mikika (sócio e antigo funcionário), Armando Fortunato (sócio e antigo dirigente) e Manuel “Neca” Vila Verde (sócio e antigo funcionário).