Morreu arquiteto poveiro que desenhou o atual Mercado Municipal

0
2761

Morreu na manhã de quinta-feira o arquiteto Campos Matos, que nasceu na Póvoa de Varzim em 1928. Além da atividade profissional era autor de uma vasta obra de investigação e divulgação sobre a vida e obra de Eça de Queiroz. O poveiro desenhou o atual Mercado Municipal.

Com mais de 40 títulos publicados, Campos Matos iniciou esta atividade de investigação sobre Eça de Queiroz em 1976, com um livro inovador: “Imagens do Portugal Queiroziano”. Colaborou regularmente com o Jornal de Letras, Artes e Ideias, mas também no “Diário de Notícias”, “Diário Popular”, “O Jornal”, “O Ponto”, “Das Artes e das Letras”, “Aquitectura” e em diversos jornais.

Apresentou nas Correntes d’Escritas o Dicionário de Eça de Queiroz, 3ª edição ilustrada, revista e ampliada. Em 2018, o seu espólio foi entregue à Póvoa de Varzim, na altura através de Manuel Costa, na altura Diretor da Biblioteca poveira.

O velório de Campos Matos terá lugar a partir das 16 horas de sábado, dia 7 de janeiro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. A missa será às 11 horas de domingo, dia 8, na mesma igreja, seguindo depois o corpo para o crematório do cemitério do Alto de São João. Foto Diário de Notícias.