Adriano Niz, atleta e empresário na área da natação, foi escolhido como embaixador olímpico UAARE (Unidade Apoio Alto Rendimento Escolar). A cerimónia decorreu na sexta-feira, na escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, na presença do ministro da Educação, localidade onde é treinador e professor na GD Natação Famalicão.
Além do poveiro, foi também escolhida a atleta Jéssica Augusto. Os dois são os primeiros embaixadores OLY UAARE, no seguimento do protocolo assinado entre a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) e a UAARE nacional.
Os embaixadores têm como missão desempenhar um papel relevante no suporte à ação de cada Escola UAARE, demonstrando através da sua atuação os mais elevados padrões de ética e conduta desportiva.
Para Adriano Niz, esta escolha foi recebida “com imensa gratidão e entusiasmo que abraço esta oportunidade única de representar os valores do desporto e inspirar jovens atletas a alcançarem seus sonhos mais audaciosos. Ser selecionado como embaixador olímpico é uma honra que me enche de motivação e determinação”.
E explicou que vai partilhar experiências: “Ao longo da minha jornada desportiva, sempre busquei superar desafios, aprender com as adversidades e nunca desistir dos meus objetivos. Agora, tenho a chance de compartilhar essa experiência com outros atletas, orientando-os a acreditar em seu potencial e a perseguir incansavelmente seus sonhos”.
E concluiu: “Ser um embaixador olímpico significa promover os valores que o desporto nos ensina: excelência, respeito, amizade e perseverança. Através do desporto, podemos unir pessoas, quebrar barreiras e construir um mundo mais inclusivo e igualitário. Estou comprometido em fazer a diferença, em inspirar e incentivar jovens talentos a trilharem seu próprio caminho de sucesso”. Na foto, Adriano Niz (à direita).